Caderno eletrônico de resumos do
I Simpósio Formação de professores e práticas pedagógicas na UFSC
Dias 05 e 06 de dezembro de 2012
RESUMOS - PORTUGUÊS
 
 
 
 
 

Clique no título do trabalho para abrir o documento

Necessário leitor de PDF, caso não possua, clique aqui

 

 

 

Ensino fundamental. Produção textual. Super-heróis - UFSC

Eronita Fritz Machado


Estágio de docência II – atividade extraclasse – obras literárias vestibular UFSC, UDESC OU ACAFE

Diego B. Ramos
Juliana Coelho
Priscila Santos e Silva

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     

A literatura do nosso dia a dia - UFSC

Edriely Silva Rocha


“O que você pensa a respeito?” O artigo de opinião como manifestação crítica e reflexão - UFSC

Edriely Silva Rocha


No realismo e na contemporaneidade - UFSC

Esther Faria do Amaral 
Tiago José Azevedo Álvares 
Maria Izabel de Bortoli Hentz

Jornal escolar: notícias da experiência no Beatriz de Souza Brito

Ângela Beirith
Gizelle Kaminski Corso
Isabel de Oliveira e Silva Monguilhott
Maria Izabel de Bortoli Hentz

 

Jornal escolar “notícias do Beatriz” - UFSC

Carla Ruthes 
Juliana Flores
Valéria dos Santos
Tayse Marques
Gizelle Corso

 

Um pé na Roma antiga e outro no teatro: uma proposta de teatralização de relatos mitológicos romanos

Juliana da Rosa
Silvia Espíndula
Maria Izabel de Bortoli Hentz

 

Professar por escrito: questões sobre a formação docente e o desejo de escrever do professor - UFSC

Mariana De Bastiani Lange

 

. ABC publicando - pensar o Jornal Escolar  - UFSC

Esther Faria do Amaral
Heloísa Tramontim
Josiane Freitas
Maria Isabel Teixeira Brisolara
Ruan Mariano
Tiago Azevedo Álvares 

 

. O fanzine em sala de aula 

Ailton Pereira Junior
Ana Carolina Bolner Lima
Gabriela da Silva
Tassiana Forte Nunes

 

Linguagem e identidade: discutindo questões de alteridade que se estabelecem no espaço do CEJA e o reconhecimento da pontuação como aliada no processo sócio-comunicativo

Aline Thessing
Juliane Motta
David Ferreira Lima
Chirley Domingues

 

A religião do verbo e o estágio no ensino médio: o simbolismo e os 2º anos de uma escola pública da rede estadual de ensino - UFSC

Carla Mello
Heloísa Tramontim de Oliveira
Juliana da Rosa
Nicola Gonzaga
Ruan Mariano
Silvia Espíndula


. Estágio de ensino de língua portuguesa e literatura I: o uso das novas regras ortográficas – UFSC

Adriely Seghetto
Emerson Menegatto
Chirley Domingues

 

Bestiários no ensino de literatura na escola – UFSC

Josiane de Freitas
Maria Isabel Teixeira Brisolara

 

Estágio de docência II – modernismo no brasil

Juliana Coelho
Priscila Santos e Silva

 

Todo docente independente de sua área é um professor de leitura

Regiani Magalhães de Oliveira Yamazaki
Sérgio Choiti Yamazaki
Simone Ceccon

 

Experiências de estágio no ensino médio: a literatura através de círculos de leitura

Rozelena May de Farias

 

Projeto interdisciplinar do curso de Letras Libras: resgatando a história do Letras Libras, da Libras e da comunidade surda brasileira - UFSC

Tarcísio de Arantes Leite
Aline Nunes de Sousa
Aline Lemos Pizzio
Silvana Aguiar dos Santos
Ronice Müller de Quadros


Anúncios publicitários no ensino de língua portuguesa: por uma leitura crítica

Heloísa Tramontim
Ruan Mariano
Maria Izabel de Bortoli Hentz
Fernanda Müller

 

A linguagem em suas diversas possibilidades: “só acontece o que a gente tece”

Gizelle Corso
Natassia Alano
Sheila da Silva

 

“Propagando língua (gens) e uma boa convivência no colégio de aplicação – UFSC”

Bárbara Rodrigues e Liliane V. de Souza
Gizelle Kaminski Corso

 

.Vivências de estágio de docência de Língua Portuguesa e Literatura I: um olhar atento ao ensino no EJA

Caroliny Nascimento
Luiza Mazera
Chirley Domingues


Desenvolvendo o letramento: horta e poesia

Luciene Fontão
Paulo Rogério P Andrade